Notify Message
Mumble and TeamSpeak Server Hosting
World of Warcraft - Sistema de Loot EPGP

Explicação:

EPGP é um sistema de loot em que cada item já vem com o seu Gear Point (GP, pontos de equipamento) e a guild escolhe como distribuir Effort Points (EP, pontos de esforço).

Effort Points (EP) serão distribuidos quando o jogador realizar um esforço em beneficio da raid/guilda (matar um boss, chegar no horario, etc) e Gear Points(GP) é ganho quando o player recebe o loot.

O jogador com o maior Player Rank (PR) acumulado vai ter prioridade nos items.

Esse PR é calculado com o EP dividido pelo GP (PR=EP/GP).

Para ajudar no uso do EPGP, vamos usar dois addons:
1 - EPGP DKP Reloaded: http://www.curse.com/addons/wow/epgp-dkp-reloaded
2 - EPGP Lootmaster: http://www.curse.com/addons/wow/epgp_lootmaster

É importante que todos na guilda possuam esses addons para poder escolher os items que precisa e acompanhar o seu PR no loot.

Veja a imagem de exemplo do addon EPGP Reloaded: (digite /epgp no jogo)


Amarelo: Nome do Player
Azul: Effort Point (EP - Ganho durante eventos das RAIDs)

Vermelho: Gear Point (GP - Ganho quando o jogador recebe um item)
Verde: Player Rank (PR = EP dividido pelo GP)

O jogador com maior PR tem preferência no item dropado quando for para main spec.

Sendo assim aqui está a nossa tabela para distribuir os nossos Effort Points(EP) (caso ocorra empates em algum momento vamos usar a velha regra de council)

Distribuição de EP - Progressão/RAIDS Oficiais

No inicio da raid:

500 EP por estar pronto e já na raid no horário com tolerância de 5 minutos(nem 1 segundo a mais), estar pronto significa reparado, com flask, comida, com enchants e gemas, reagentes, consumíveis, addons instalados/ativados e estar apto para participar da raid ativamente. Para ajudar no controle vamos ter officers encarregados de checar todos esses fatores.
-500EP para players que estrapolarem os 5 minutos de tolerância.

Durante a raid:

10 EP por cada tentativa no boss (Somente BOSSES que ainda não estão em farm)
150 EP por cada boss morto (Normal), 200 EP por cada boss morto (Heroic) ou 250 EP por cada boss morto (Mythic)
100 EP por first kill (Normal), 150 EP por first kill (Heroic) ou 200 EP por first kill (Mythic)
100 EP bônus (por cada feito extraordinário do player na RAID, sim vamos recompensar quem se destaca... portanto empenho!)
-100 EP por penalidades (Não seguir instruções, flood em raid channel, conversas desnecessárias no vent, causar wipe por falta de atenção, afks e quaisquer outras coisas que prejudiquem a raid)
150 EP bônus no retorno do intervalo para quem voltar no horário e não atrasar. (Sem tolerância! Nem que seja de 1s)
-1000 EP para players que faltarem a raid ou atrasarem mais do que 30 minutos sem avisar no forum da guilda.

No fim da raid:

150 EP em FIM DE RAID (decretada pelo Raid Leader)

Distribuição de EP - Raids Farm (Tabela para possiveis raids de rush)

No inicio da raid:

50 EP por estar pronto (reparado, com flask, comida, com enchants e gemas, reagentes)

Durante a raid:

50 EP por cada boss morto
15 EP por penalidades (Não seguir instruções, flood em raid channel, conversas desnecessárias no vent, causar wipe por falta de atenção, afks e quaisquer outras coisas que prejudiquem a raid)
15 EP bônus (por cada feito extraordinário do player na RAID)

No fim da raid:

50 EP em FIM DE RAID (decretada pelo Raid Leader)
100 EP de FULL RAID (entregue aos players que participaram de toda a RAID)

REPLACES

Jogadores replace, ou seja, que se inscreverem e tiverem suas vagas "preenchidas" já por outros players, receberão EP enquanto estiverem online por:

EP por estar pronto,
EP por Boss Kill,
EP por Trys no boss,
EP de Fim de Raid.

Somente jogadores que estiverem online no momento de distribuição dos EPs receberão os mesmos. (pode ficar em alt, informando o nome do alt para o raid leader, por que o raid leader vai whispar o jogador toda vez que for dar o EP).

Considerações finais sobre o EP:

Toda terça-feira o EP terá uma diminuição geral dos pontos de 25%, com isso evitaremos que os jogadores malandrinhos se entupam de EP e fiquem de corpo mole, faltando as raids, chegando atrasados e que quando voltam querem sair fazendo a feira em cima dos items que os outros jogadores esforçados fizeram ser possivel o drop do loot.

Novos membros da guilda devem atingir uma marca mínima de 10.000 (dez mil) EP para poder ter preferência nos loots. Membros que ainda não atingiram essa marca poderão levar items que ninguem quis ou então ter o seu PR comparado com os outros membros que ainda não estão com o EP mínimo.

Qualquer player que passar um periodo maior que 1 mês sem participar de uma raid, terá o seu EP zerado e o GP mantido.

Distribuição de GP

Ela vai ser feita automaticamente pelo valor indicado pelo addon quando o item for main spec e main char. Quando um boss cair, quem estiver com o Addon "EPGP Lootmaster" vai aparecer em sua tela os items que droparam e você vai informar se precisa do item ou não, veja o exemplo abaixo:

Se você não tiver o addon "EPGP Lootmaster" (o que é recomendado ter), você vai precisar whispar o master looter com "!epgp need/greed/pass [itemlink]".

Depois que todo mundo tiver feito as suas escolhas para os items o master loot vai distribuir os items para os players com maiores PR.

Apenas não receberá GP de um item nos seguintes casos:

1 - Item off-spec, pvp-spec e para char alt. Nesses casos o jogador deverá depositar um "Material de Enchant" equivalente ao item no guild bank como compensação. (Os items off specs serão enviados para os players escolhidos pelos officers em votação de acordo com a necessidade e participação dos jogadores envolvidos no pedido do item)

2 - Itens BoE equipáveis será dado apenas para main spec e main char, caso ninguem queira, o item vai para o guild bank e ficará a disposição de futuros players que necessitarem deste para main spec e main char.

3 - Patterns de craft irão para os players escolhidos pelos officers em votação, sem custo de GP. *Jogadores receberão os GP com base no MAIN SPEC que é gerado automaticamente pelo addon, indiferente do spec sendo usado no momento das distribuições de itens.

Estas regras poderão ser alteradas conforme necessidade da guild ou por determinação do RAID LEADER, dos OFFICERS ou do GUILD MASTER.

Atualizado no dia: 06/07/2015 por Bouxey